As imutáveis leis do treinamento esportivo

Treinar não é fácil, requer disciplina, resiliência e perseverança. Se você perrenga pra acordar cedo, ou dormir tarde, apenas pra conseguir dar conta do treino, saiba que você não está sozinho!


1. É sempre mais fácil não fazer nada

sitting-on-the-couch-watching-tv-is-killing-your-sperm-count.jpg

Não vão faltar desculpas pra perder o treino. Tempo, cansaço, trabalho, família, etc. Não se espelhe nos amigos que não conseguem fazer muito do pouco tempo que lhes sobra. Mire-se nas pessoas que são ainda mais ocupadas que você e ainda assim dão conta de treinar e atuar a nível quase profissional. Toda vez que você se desmotiva e desiste você reforça sua mente naquele caminho.
 

2. É mais fácil manter-se em forma do que ficar em forma

training-through-fatigue_h-1024x576.jpg

Crie e mantenha hábitos saudáveis. Rotina leva tempo para ser estabelecida mas uma vez que você consiga, tudo fica mais fácil, você sai da cama sem resmungar e aproveita o tempo de treino sem ficar olhando pro relógio o tempo todo.
 

3. Qualquer treino é melhor que nenhum treino

Benefits-of-walking.jpg

Vão haver dias que você vai estar perdido e desmotivado mas lembre-se de que até uma volta ao redor do quarteirão é melhor do que ficar sentado sentindo pena de si mesmo.
 

4. Treinar e se exercitar são coisas diferentes

Relaxing-after-fitness-workout.jpg

Treinar envolve seguir um programa estruturado com objetivos claros e definidos. Você vai ver muita gente na academia, a maior parte delas está se exercitando com uma vaga idéia do que desejam, “parecer em forma”. Se você estiver treinando e comendo bem, seu corpo vai mostrar.
 

5. Não existe treino que dê conta de uma má dieta

art_baddiet2.jpg

Simples assim. O buraco é muito mais embaixo do que simplesmente contar calorias. Não adianta dar aquela volta na lagoa e depois se premiar com um super mega café achocolatado com caramelo e chantilly do Starbucks. Você é o que você come.
 

6. Quando em dúvida ou desmotivado, continue treinando

8739221934c13508e1d8z.jpg

Vão haver dias ou mesmo semanas que você vai estar desanimado e vai se questionar o porquê de tanto esforço e sofrimento. Não desanime. Diminua o treine, mude as coisas, mas continue se movimentando. Eventualmente você vai se sentir melhor e agradecer que continuou empenhado.
 

7. Você tem que gostar do processo mais do que do resultado final

SpeedConcept_ChrisLieto_SC_1.jpg

Treino é uma jornada. Você está em busca de algo, muitas vezes na dúvida se vai conseguir, especialmente se você é ambicioso. Estabeleça objetivos menores e intermediárias que te ajudem a manter o foco e comprovem seu progresso. Celebre pequenas vitórias. Chegar ao cume da montanha é apenas uma pequena parte do longo processo de se preparar para ela e apreciar a subida.
 

8. Seu limite é o aquecimento de alguém.

Millo.jpg

Sempre vai haver alguém mais forte que você e é da vida que eventualmente seu limite vai diminuir. Todo mundo envelhece um dia. Saiba dosar e respeitar seu corpo e seus limites. Cansei de ver gente se machucando porque resolve treinar com alguém mais forte e compromete o aquecimento, ou puxa mais peso do que recomendado, só para impressionar os outros.
 

9. Nunca fica fácil

11081752956_bc2d35822a_b.jpg

Antes eu inocentemente achava que quanto mais em forma eu ficasse mais fácil ficaria o treino. Errado! O seu treino mudar e se adapta constantemente a sua (nova) condição física. Por vezes é dolorido e nem sempre divertido, mas com o tempo você aprende a ignorar desconfortos musculares e a saber diferenciar cansaço e dor de uma lesão real. Mas não, nunca fica fácil...
 

10. O gelo é seu amigo

running-ice-bath.jpg

Gelo estimula a circulação e promove redução de inchaço e processo inflamatório. Aprenda a gosta da dor e alívio que ele proporciona. Fez uma sessão pesada de corrida? Banho gelado. Destrui os dedos no fingerboard? Segure uma garrafa gelada por 15 minutos. Dor na planta do pé? Role os pés sob uma garrafa congelada. Gelo, gelo, gelo.


11. Descanso também é treino

active-rest_1-1024x751.jpg

O corpo fala. Aprenda a escutá-lo. Descanso é uma parte essencial do treino. Não hesite em abortar ou mudar a sua sessão caso ainda não se sinta devidamente descansado. Entre um dos vários problemas de se treinar cansado está a perda da forma e a execução incorreta do exercício, que irão eventualmente levar a uma lesão.