Nem todo mundo gosta, mas os benefícios dessa hortaliça são tantos que vale a pena incluí-la no cardápio. Conheça um pouco mais sobre a couve, um super alimento de baixo custo e alto TEOR nutricional!
Super alimentos?
Se você é ligado em alimentação saudável já deve ter ouvido falar dos super alimentos, ou power foods. Esse termo é utilizado para descrever alimentos de alto teor nutricional, com elevados benefícios a saúde. Ao contrário do que muita gente pensa, os super alimentos não necessariamente traduzem-se em comidas caras, um exemplo disso é a couve.
Benefícios da couve
A couve é uma hortaliça altamente rica em minerais e vitaminas. Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas, quem diria?!
Confira abaixo outros benefícios de uma dieta rica em couve.
1. Ajuda a perder peso!
A couve possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias. Rica em fibras, ela aumenta a sensação de saciedade, ajuda a regular o intestino e a controlar o colesterol.
2. Fortalece ossos e dentes, melhor do que o leite de vaca!
A couve é um alimento mais adequado para os ossos do que o leite de vaca porque ela carrega cálcio e magnésio na proporção adequada. O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções; entre elas, formar a massa óssea.
O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar em nosso esqueleto. Esse desequilíbrio aumenta o risco de perda de massa óssea, daí o risco de osteoporose. O magnésio também é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, responsáveis por manter nosso bom humor.
3. Anti-Inflamatória
Uma xícara de couve fornece cerca de 10% da RDA de omega-3, ácidos graxos que ajudam a regular o processo inflamatório do organismo. A grande quantidade de vitamina Kpresente na couve também ajuda a combater problemas inflamatórios como artrite, doenças auto-imunes, e asma.
4. Anti-cancerígena
Existem indícios de que uma dieta saudável, que inclui couve regularmente, fornece glucosinolatos, que são conhecidos por impedir cânceres de cólon, mama, bexiga, próstata, ovário, bem como gástrico.
5. Rejuvenesce e melhora a textura da pele
Os antioxidantes da couve são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele. O magnésio, que faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha - tem potencial de renovar as células do nosso organismo.
6. Rica em muitas vitaminas E Minerais
As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, enxofre, cloro, magnésio, silício, sódio, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
Fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
Vitamina K: A couve fornece uma dose enorme de vitamina K, necessária para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição de nossos ossos. A vitamina K também impede o acúmulo de Cálcio no nosso tecido que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.
Vitamina A: com mais de 192% da RDA de vitamina A, a couve é um antioxidante eficaz, aumenta a imunidade, mantém ossos e dentes saudáveis, previne cálculos urinários, e é essencial para os nossos órgãos reprodutivos.
Vitamina C: uma xícara de couve oferece mais de 88% da nossa RDA, ela não é apenas um poderoso antioxidante, mas também reduz a pressão arterial (por conta do potássio), garante um sistema imunológico saudável, e luta contra as doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.
Como consumir a couve?
A melhor forma de obter todos os benefícios da couve é fresca, em sucos e saladas - para saladas, a dica é esmagar bem as folhas para quebrar as fibras e deixar a folha mais macia, e depois cortar tudo bem pequeno. A couve também pode ser cozida em água, refogada na manteiga ou azeite, e simplesmente adicionada a sopas. Quanto menos tempo no fogo melhor porque assim o dano a folha é menor e seu valor nutricional é menos afetado.
Dica: Apesar de todas as boas características e propriedades citadas, a couve é uma das verduras que mais contém resíduos de pesticidas. Procure consumir a couve orgânica. já que isso garante que seu cultivo cumpre com altos níveis de qualidade, além de não afetar nossa saúde.