A saída pra andar na chuva na chegada a Xangai ajudou a tirar um pouco da "nhaca" de fuligem da alma, e o Mu rapidamente veio com um plano fantástico; o de encontrar um pato à Pequim e fazer uma merecida ceia de Natal (sem banho mesmo - com ranço de escapamento de busão)! Depois de muito andar na chuva, já encharcados e de moral baixo, conseguimos fazer o celular funcionar e encontramos um restaurante pertinho do nosso hostel, um tal de Traditional Roast Duck restaurant. O restaurante ficava no terceiro andar de um prédio que parecia meio abandonado, mas entramos mesmo assim já prontos pra outro balde de água fria.
Assim que o elevador parou e entramos por uma enorme porta de madeira, demos de cara com um amplo salão, havia um forno gigante aos fundos do restaurante cheio de patos pendurados 😍 A decoração era linda, todos se vestiam bem e uma típica opera de Pequim tocava de fundo. Toalha branca nas mesas, taças de vinho polidas e um garçom que falava inglês super bem 🙏 que explicou tudo pra gente. Interessante e boa vibe, Happy (o nome do nosso salvador) ajudou ainda mais a iluminar a nossa noite 😍 Sujos, cansados, e molhados, fomos tratados extremamente bem! Esse é o tipo de lugar que a gente sempre quer poder voltar... Comida maravilhosa!!!
Existem diversas opções de pato, resolvemos seguir a recomendação do Happy e pedir o Pato Real, que é basicamente um pato inteiro. Um pato inteiro só para chamar de seu! Só seu😋! Enquanto já tínhamos decidido que um pato inteiro seria o jantar, por ser ceia de Natal, o Mú que não é muito fã de vinho tinto topou dividir uma garrafa comigo😍 Eles também tem vinho Chinês no cardápio, e os preços não são absurdos, tem para todos os bolsos. Nessa hora não pude deixar de lembrar da Cinta, amiga querida de quem sou madrinha de casamento e é sommelier. Nós não somos só amigas de queijo e vinho, mas de bons e difíceis momentos. Já rimos e choramos muito entre patos, carneiros, frangos e vinhos espumantes, brancos e tintos... Lembrei do Natal do ano passado com toda a família Gimenes em Londres e do pato que a Cinta preparou no Natal de 2015... Saudades Cintita 😘
Aí vem o cara especialista em resolver os cortes do pato, com uma super "peixeira", em cima de uma mesinha com uma assadeira gigante e uns pratinhos de louça branca em forma de pato, ele dá sequência ao ritual:
1. Separa toda a pele do pato num pratinho cortado com perfeição e muita delicadeza (que vem acompanhada de um molhinho escuro e uma cumbuquinha com açúcar), é isso mesmo, a pele do pato pode ser passada no açúcar. É como os Chineses gostam da casquinha do pato...
2. Num outro pratinho de porcelana branca em formato de pato, a carne é fatiada na espessura perfeita. Não dá pra explicar. É lindo ver o forno ao fundo durante o preparo do pato, o processo pré jantar (quando o especialista vem na nossa mesa fazer isso ali do nosso lado, só pra gente...) e o durante... A comida é estupenda. Junto aos cortes da carne do pato, acompanha uma panquequinha fina para enrolar o pato com a cebola e pepino que vem cortados em tirinhas bem delicadas.
3. Numa cumbuca linda enorme também vem um caldinho de pato.
4. Com as sobras finais é feito um refogado de pato com cebola no shoyo, que fecha o jantar com a sua última taça de vinho perfeitamente.
Então no total são 4 tipos de prato servidos com o nosso pato. Inexplicavelmente delicioso. Felicidade sem fim. Não é sempre que o jantar é especial então aproveitamos com calma. Falamos dos amigos e da família, e lembramos de bons momentos nossos, que sempre rendem boas risadas, como um verdadeiro feliz jantar de Natal deve ser, mágico, surpreendente e farto...
Quer encarar?
Traditional Beijing Roast Duck
No. 1 South HeNan Road, Shanghai, China
+86 21 6373 4515